quarta-feira, 26 de março de 2014

Boulevard na Rua Frei Caneca pode se tornar realidade

Boas idéias existem, só falta a boa inciativa do poder público.  Muitos imóveis foram demolidos nos último anos na Rua Frei Caneca. 

N.A.

-------------------------------------------------------------------------------------------



Os moradores, comerciantes e frequentadores da região da Rua Frei Caneca, em São Paulo, poderão contar com um boulevard agradável, com três áreas de convivência e lazer e um anfiteatro ao ar livre, em uma via totalmente reurbanizada. A ideia básica para o projeto está pronta e foi reencaminhada na última semana na Subprefeitura da Sé.


Trata-se de uma iniciativa da Associação LGBT Casarão Brasil, que em 2010 promoveu um concurso em parceria com o IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil). O vencedor do concurso foi o escritório de arquitetura FMC – Ferrés, Milani & Campanhã, em associação com o escritório Fondarius, de Barcelona.

Como nos casos das ruas Oscar Freire e parte da Avanhandava, o projeto prevê a remodelação das calçadas, modificação na iluminação e enterramento dos fios da rede elétrica, reorganização do trânsito e recuperação das áreas verdes já existentes, com a criação de espaços de lazer ao longo da via, devolvendo o uso do espaço público para as pessoas.

Pelo projeto haverá quatro áreas principais: um parque/jardim na antiga Maternidade São Paulo, uma praça na Igreja Divino Espírito Santo, um mercado ao ar livre na esquina do Shopping Frei Caneca, além de um teatro ao ar livre na área da escadaria que liga a Frei Caneca à parte antiga da Rua Avanhandava, que também será beneficiada por esta reurbanização.

“Nossa ideia principal foi recuperar o espaço público e humanizá-lo para torná-lo mais agradável às pessoas”, conta Conrado Ferrés, um dos sócios do escritório FMC.

Para o presidente da Associação LGBT Casarão Brasil, Rogério de Oliveira, a viabilização deste projeto proporcionará uma melhora na qualidade de vida de toda a região, valorizará imóveis e o comércio, diminuirá ocorrências policiais, principalmente as ligadas ao uso de drogas e atitudes homofóbicas.

A associação Casarão Brasil e o escritório FMC esperam que em breve a Subprefeitura da Sé encaminhe o projeto para órgãos municipais, como o SP Urbanismo, para que a Prefeitura e a iniciativa privada possam contratar o projeto executivo e planejar o início das obras de reurbanização da Rua Frei Caneca.


Fonte da notícia: 


Nenhum comentário: